quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

AMIGOS DO AUDIOVISUAL

Hoje, 27 de janeiro de 2010, realizamos a assembléia setorial estadual deste segmento e contamos com a colaboração de representantes dos municípios de Rio Branco, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Senador Guiomard, Bujari e Marechal Thaumaturgo.

Nesta assembléia foram debatidas e indicadas diretrizes em cada um dos 5 (cinco) eixos temáticos da Conferência Nacional de Cultura. Estas diretrizes serão encaminhadas à comissão nacional das Pré-Conferências Setoriais de Cultura como colaboração do Estado do Acre no processo de discussão setorial.

Lembramos que esta assembléia, assim como as conferências Municipais e Estadual de Cultura, foram uma etapa preparatória à Conferência Nacional de Cultura que acontecerá em março de 2010, tendo como objetivo central a discussão de propostas específicas para o segmento de Audiovisual.

Ressaltamos que nesta assembléia especificamente, por orientação do Ministério da Cultura através de sua Secretaria de Audiovisual (SAV), não elegemos delegados setoriais. Portanto, os representantes deste segmento que desejarem manifestar candidatura para delegado setorial na Pré-Conferência de Audiovisual que acontecerá em fevereiro de 2010, deverão seguir as orientações postadas no blog: blogs.cultura.gov.br/cnc. Nestas orientações seguem: preenchimento do formulário das setoriais (on-line) e encaminhamento de documentos diretamente à Comissão Nacional.


CONFIRA AS DIRETRIZES TRAÇADAS NA ASSEMBLÉIA DESTE SEGMENTO
EIXO I: Produção simbólica e diversidade cultural – foco: produção de arte e bens simbólicos, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação

Proposta Eixo I – Acre: Criar políticas públicas regionais, garantindo a participação da sociedade civil, com foco na formação cineclubista de professores, gestores do poder público e da sociedade civil para a dinamização dos cineclubes, dos Cine Mais Cultura e de outros espaços de exibição, contemplando também a produção audiovisual, os diálogos interculturais e a difusão da informação nesse segmento.



EIXO II: Cultura, cidade e cidadania – foco: cidade como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso a bens culturais

Proposta Eixo II – Acre: Criar políticas públicas regionais de ocupação e dinamização de espaços, como os Pontos de Cultura, os cineclubes, os espaços de exibição pública, através de programas que contemplem a aquisição de equipamentos, a formação técnica, o fomento a formação de público, através de mostras e oficinas livres, e as trocas culturais.



EIXO III: Cultura e desenvolvimento sustentável – foco: a importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento

Proposta Eixo III – Acre: Criar políticas públicas regionais, com representatividade nos estados, voltadas para regulamentação e o desenvolvimento do audiovisual, contemplando a transversalidade e fortalecendo as diversidades e identidades culturais.


EIXO IV: Cultura e economia criativa – foco: economia criativa como estratégia de desenvolvimento

Proposta Eixo IV – Acre: Criar (qualificar e democratizar as que já existem) políticas públicas regionais de fomento ao audiovisual, ampliando e consolidando a participação social na gestão das políticas de financiamento (Leis de Incentivo, Fundos etc), considerando a formação de parcerias para a sustentação da cadeia produtiva do audiovisual e a organização desse segmento em torno de redes sociais com foco na economia solidária.

EIXO V: Gestão e institucionalidade da cultura – foco:fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura

Proposta Eixo V – Acre: Construir políticas públicas que garantam o desenvolvimento do audiovisual, considerando a importância das informações como base para as decisões políticas; do controle social na elaboração, acompanhamento e avaliação dessas políticas, bem como a distribuição de responsabilidades entre as instâncias governamentais e o estabelecimento de um sistema de repasse de recursos para esse segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário